“A família é um microcosmo. Ao saber como curar a família, eu sei como curar o mundo.” Virgínia Satir

OS PADRÕES FAMILIARES

Por que ainda fazemos como nossos pais?

Padrões familiares 1

NÓS APRENDEMOS COLETIVAMENTE!

Cada família possui o seu próprio jeito de funcionar, de ver e de interagir com o mundo. Sabe quando alguém diz, “na minha família é assim…” ou “na nossa família ninguém…” Ninguém sabe exatamente onde e quando isso começou, mas sabe-se que é assim que é.

Existem padrões de funcionamento que são passados na herança familiar por gerações e que são transmitidos por três vias paralelas:

1. Genética

2. Educação e convívio familiar

3. Campo morfogenético – inconsciente coletivo familiar

A CONSTELAÇÃO FAMILIAR considera o que a antropologia e a biologia dizem sobre o fato de que os comportamentos de um grupo são aprendidos, acumulados e transferidos inconscientemente para os seus descendentes. Isso faz parte do comportamento instintivo dos animais em busca de sobrevivência. E sim, é assim que nós humanos também funcionamos.

A forma como agimos hoje são as mesmas que garantiram em algum momento a sobrevivência dos nossos antepassados. Porém, alguns desses comportamentos já não se aplicam ao contexto de vida moderno. Nesse raciocínio, os problemas atuais podem ter origem em situações mal resolvidas no passado pessoal e familiar.

Olha só esse exemplo,

em épocas de escassez extrema foi preciso estocar alimentos para assim aumentar a chance de sobrevivência da família. Hoje estamos em outra época, numa realidade totalmente diferente, mas um ou mais descendentes dessa família, têm o costume de encher a geladeira e armários com alimentos que chegam a estragar, a comprar ou comer mais do que precisam, ou, acumulando objetos ou até mesmo retendo no corpo excessos de gordura. Essas estratégias que um dia deram certo, hoje geram prejuízos. 

 

TRAUMAS SÃO TRANSMITIDOS PELO DNA

Desordens e traumas não solucionados numa geração costumam deixar sequelas que são passadas adiante numa família, como, por exemplo, ancestrais que passaram fome, que vivenciaram guerras, que perderam tudo, que tiveram separações e lutos dolorosos – Tudo isso pode imprimir marcas que seguem influenciando a vida dos seus descendentes, sem que eles o percebam.

Assim, um neto “puxa” o jeito do avô, um filho repete o vício do seu pai, as mulheres buscam um mesmo tipo de parceiros, as filhas repetem as dores das suas mães, e assim por diante. E isso pode acontecer mesmo que os membros da mesma família não se conheçam. Todos trazemos dos nossos antepassados certas tendências a comportamentos, sentimentos, crenças, hábitos e padrões de funcionamento. Isso inclui os que foram adotados por outras famílias e não possuem qualquer conhecimento sobre a biografia do seu sistema de origem.

Através de uma CONSTELAÇÃO pode-se identificar a origem sistêmica por trás de um comportamento indesejado ou de um sintoma. Seja numa sessão individual, seja num grupo, seja em um curso – buscamos encontrar soluções e liberações para aquilo que traz algum sofrimento presente na vida de alguém.

Se você quer aprender mais sobre constelação, sobre os princípios sistêmicos e como reprogramar a sua vida e a dos seus descendentes venha com a gente para o curso que irá mudar a sua vida para sempre! A Formação em Constelação Sistêmica Familiar é para você curar a sua vida e, poder ajudar outras pessoas à partir disso.

 

Para saber sobre a próxima turma de Formação em Constelação Sistêmica Familiar

Veja o conteúdo do curso e entre na lista de espera para ser avisado em primeira mão sobre as condições especiais para a próxima turma!

 

FAQ

Tire suas dúvidas lendo as perguntas mais frequentes em nosso FAQ

Padrões familiares 2

AGENDE

Para agendar sua constelação entre em contato conosco.

Padrões familiares 3

ENVIE-NOS UM WHATSAPP! 🥰

E-mail
   contato@viaself.com.br

Endereço:
   R. Dr. Roberto Barrozo, 307 | Centro Cívico | Curitiba | PR

ENtre em contato

1 + 3 =

Nossas Redes Sociais